Cabelo poroso: o que fazer para reparar os fios danificados?

A saúde dos cabelos é algo que, muitas vezes, é visível aos olhos. Assim, quando existe alguma porosidade nos fios, logo começam a surgir sinais bem visíveis, sendo necessário utilizar-se de alguns recursos para resolver isso.

cabelo-poroso

Ficou curioso para saber mais sobre o que é a porosidade e como lidar com ela, recuperando ao máximo os fios porosos e a saúde capilar? Leia mais a seguir que iremos lhe apresentar mais sobre a porosidade do cabelo, seus tipos, como cuidar e muito mais!

O que é porosidade capilar?

Antes de tudo, precisamos primeiramente explicar o que é a porosidade no cabelo. A porosidade no cabelo nada mais é do que a capacidade do cabelo de absorver e reter água e outros diversos nutrientes necessários para manter a saúde capilar. Ou seja, é normal que o cabelo tenha um pouco de porosidade, no entanto a ação de agentes externos pode acabar por alterar essa porosidade e a cutícula dos fios.

cabelo-poroso

Os principais causadores dessa alteração na fibra capilar são o calor, o vento, procedimentos químicos muito agressivos e, principalmente, a utilização de ferramentas de calor, que é o que chamamos de agentes mecânicos, o que engloba secadores, modeladores e pranchas. Assim, a cutícula do cabelo acaba por ficar mais aberta e o cabelo desprotegido, o que o torna mais suscetível a ressecamentos, desidratação e perda de nutrientes extremamente necessários para a saúde da massa capilar. E, em casos mais severos, os cabelos podem se tornar mais opacos e sem vida, ficar quebradiços, e até mesmo com frizz e pontas duplas, coisas que sabemos como podem influenciar na autoestima. Esses são sinais visíveis de que a porosidade capilar está muito alta.

Parece difícil saber qual é o nível ideal de porosidade do cabelo, pois se as cutículas ficam muito abertas há uma perda da água e nutrientes com facilidade, que são de extrema necessidade para a manutenção e saúde dos fios. Porém, se as cutículas estiverem muito fechadas, o cabelo irá reter melhor a água e os nutrientes já existentes ali, mas isso impede a entrada dos componentes necessários, o que também não é ideal.

Assim, a seguir vamos definir quais são os níveis de porosidade do cabelo, e dar dicas para descobrir qual o nível atual e como tratar.

Como saber qual o nível de porosidade do cabelo?

O cabelo poroso pode ser definido em 3 níveis: Porosidade baixa, Porosidade média e Porosidade alta. As recomendações para realizar esse teste são bem simples: deve ser realizado com o cabelo seco e limpo, e uma boa forma de garantir isso é lavar com shampoo anti-resíduo e deixar os fios secarem naturalmente.

Depois disso, você pode pentear o cabelo e, os fios que eventualmente ficarem na escova ou pente serão utilizados para o teste. O passo seguinte é encher um copo transparente com água filtrada e aguardar cerca de 10 minutos para ver como o cabelo reagirá.

  • Fios boiam no copo: Indica baixa porosidade; Nesse caso, as cutículas capilares estão muito fechadas, o que dificulta a entrada de água e nutrientes.
  • Fios ficam no meio do copo: Indica média porosidade; É um sinal de que as cutículas estão um pouco abertas, o suficiente para que haja entrada de novos nutrientes e de água.
  • Fios afundam no copo: É um sinal de alta porosidade; Isso mostra que as cutículas estão abertas demais, e da mesma forma que a água e os nutrientes entram com facilidade, eles também acabam saindo.

Como tratar a porosidade?

Depois de descobrir o nível de porosidade dos fios, é hora de tratar o cabelo poroso. Assim, algumas medidas são necessárias, de acordo com o nível de porosidade.

  • Tratamento para cabelo com porosidade baixa: Se as cutículas estão muito fechadas, a principal recomendação é que se invista na hidratação.
  • Tratamento para cabelos com porosidade média: Nesse caso, os cabelos com porosidade média são os cabelos saudáveis. Nesse caso, a recomendação é para que se realize tratamentos preventivos, visando evitar a baixa ou alta porosidade, utilizando principalmente máscaras de hidratação e nutrição capilar.
  • Tratamento para cabelos com porosidade alta: Se as cutículas do cabelo estão muito abertas, o principal a se fazer é repor nutrientes que a fibra capilar perdeu, como lipídios e proteínas. Nesse caso, é recomendado que seja feita uma reconstrução capilar, focando principalmente em máscaras que sejam ricas em proteínas e lipídeos.
cabelo-poroso

Outra dica importante para cuidar da saúde dos cabelos é tomar cuidado com a própria saúde, como beber água diariamente, ter uma alimentação saudável e balanceada, e utilizar-se de tratamentos capilares que não danifiquem os fios. Além disso, vale destacar que os produtos utilizados nesses processos também fazem toda a diferença no resultado, e é por isso que recomendamos os produtos da Beox para ajudar na hidratação e cuidados com o cabelo.

Produtos Beox, o melhor aliado para tratar o cabelo poroso

Agora que nós já explicamos o que é um cabelo poroso e quais os tipos, não poderíamos deixar de indicar de quais produtos usar para cuidar dos cabelos, não é mesmo? Nesse caso, recomendamos conhecer os produtos da Beox! Somos uma empresa especializada em cosméticos capilares e de referência internacional, e cada uma de nossas linhas de produtos é criada pensando especialmente nos diversos tipos de cabelos e finalidades.

Nesse caso, os produtos profissionais da linha de tratamento da Beox servem não apenas para tratar os cabelos na porosidade, mas também auxiliam na hidratação e restauração da fibra capilar, deixando o cabelo saudável e belo, com aspecto de hidratado e bem cuidado.

Após aprender mais sobre cabelos porosos, esperamos que tenham gostado das dicas e aprendido um pouco mais sobre os tipos de porosidade e como cuidar desses cabelos. Você também pode nos acompanhar pelo Blog Beox para poder acompanhar todas as atualizações sobre os mais variados procedimentos e produtos capilares profissionais! E também temos o Facebook e Instagram oficiais, os quais você pode acompanhar para ficar sempre muito bem informado sobre as novidades da Beox! Até a próxima!



Deixe seu comentário sobre este post

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.