Protetor térmico capilar: conheça os benefícios!

Nós utilizamos o calor em diversos processos que modelam o cabelo, principalmente na secagem. No entanto, o calor aplicado na fibra capilar também pode se tornar um fator de agressão para os fios, e por esse motivo é de extrema importância utilizar-se de produtos que tenham proteção térmica. Gostaria de saber mais sobre o que é o protetor térmico capilar, como usar e seus diversos benefícios? Leia mais a seguir!

O que é um protetor térmico capilar e para que serve?

Antes de tudo, precisamos explicar o que é um protetor térmico capilar, que nada mais é que um produto desenvolvido especialmente para evitar danos aos fios, que são comumente causados pelo calor aplicado, seja de chapinhas, secador, babyliss ou até mesmo difusor. Quando o protetor térmico capilar entra em contato com o calor, acaba liberando uma camada protetora, que evita agressões na fibra capilar causadas pelo calor excessivo.


Mas de que forma o calor danifica o cabelo? O calor de ferramentas que usamos para secar e modelar o cabelo pode ser prejudicial à fibra capilar, tanto a curto quanto a longo prazo. De acordo com estudos, um cabelo saudável queima quando exposto a um calor de aproximadamente 450ºC, porém as agressões que o calor pode causar por vezes começam com temperaturas bem menores, variando de 50ºC a 120ºC.


protetor-termico-capilar


Com agressões nessa faixa de temperatura, por vezes é possível notar que há uma perda visível de hidratação, a qual acaba evaporando da fibra capilar e deixando os fios com uma aparência ressecada. Quando o calor aplicado ao cabelo é de cerca de 150ºC, acaba acontecendo a quebra da queratina, a proteína que dá a massa na fibra capilar, o que deixa o cabelo poroso.


Por fim, quando há a exposição dos fios a um calor de 233ºC a 451ºC, o dano que ocorre na fibra capilar é maior e irreversível, uma vez que a queratina perde totalmente a estrutura, o que destrói totalmente a textura e a saúde dos cabelos.

Esse calor pode ser causado tanto por secador quanto por chapinhas, babyliss ou até mesmo difusores, porém não são os únicos que podem danificar a fibra capilar. Existem também danos que são causados pelos raios solares, e dessa forma é de extrema importância que o cabelo também possua uma proteção UV.


Benefícios de se utilizar o protetor térmico capilar

O principal (mas não único) benefício de se utilizar um protetor térmico nos cuidados capilares é o de proteger contra os danos causados pelo calor. No entanto, o produto costuma ter outros benefícios em sua composição para auxiliar no cuidado com os fios, assim como alguns leave-ins e finalizadores passaram a incluir proteção térmica em suas composições para auxiliar na tarefa tão importante de cuidar dos cabelos.


protetor-termico-capilar


Assim, podemos destacar mais alguns pontos positivos de se utilizar protetor térmico capilar para proteger o cabelo, como:


  • Selagem das cutículas capilares, evitando assim que apareça o indesejado frizz;
  • Preservação da saúde dos fios;
  • Lubrificação da superfície capilar, auxiliando para uma textura mais macia e sedosa
  • Proteção das pontas, evitando que elas quebrem pelo excesso de calor
Lubrificação dos fios, os deixando mais soltos


Dentre outros diversos fatores que auxiliam no cuidado e na saúde do cabelo, mesmo com atos tão simples como o de usar um protetor térmico capilar antes da aplicação de calor direto no cabelo, seja para secar ou modelar.


Como se utiliza o protetor térmico no cabelo?

O protetor térmico capilar, por ter como principal função proteger os fios contra o calor, precisa ser aplicado antes da exposição do cabelo à uma fonte de calor. No entanto, para garantir todos os benefícios que o produto pode oferecer, não deve-se aplicar diretamente nos fios. Um truque que muitos talvez não saibam, mas que faz total diferença, é aquecer o produto esfregando-o na palma das mãos, para ativar os componentes. A aplicação deve ser feita no cabelo ainda úmido e em todo o comprimento, especialmente nas pontas, já que costumam ser o principal ponto de ressecamento.


protetor-termico-capilar


Assim, você poderá secar o cabelo ou modelá-lo da maneira desejada, mas com segurança e proteção total para o cabelo. É importante se atentar, já que existem diferentes produtos com proteção térmica, e a escolha pode acabar variando de acordo com o tipo de cabelo e resultado desejado.


Indicação de protetor térmico capilar

Após apresentarmos mais sobre o que é o protetor térmico, os benefícios de utilizá-lo e como aplicar, não poderíamos deixar de apresentar uma linha de produtos de altíssima qualidade, que ajuda nos cuidados com o cabelo e no combate contra o calor.


Uma ótima opção para auxiliar na proteção capilar é o Fluido bifásico Açaí da Beox, da linha Açaí nutri care, que possui extratos naturais e pode ser utilizado nos mais diversos tipos de cabelo.


Para esses e outros cuidados, nós apresentamos os produtos da Beox! Somos uma empresa de referência internacional de cosméticos capilares profissionais, e possuímos diversos produtos para os mais variados tipos de cabelo e objetivos. Sempre visando o maior bem estar e saúde dos fios, cuidando com responsabilidade e com produtos profissionais e de qualidade.



Esperamos que tenha gostado e se informado mais sobre o protetor térmico capilar e suas qualidades. E, por fim, você pode seguir a Beox no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades sobre a marca e nossos diversos produtos. Assim como encontrar sobre outros assuntos que possam lhe interessar no nosso Blog Beox. Até a próxima!



Deixe seu comentário sobre este post

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.