Transição Capilar: o que é e como fazer?

Muitas pessoas que possuem cabelos cacheados, crespos ou até mesmo ondulados, por vezes optam por alisar o cabelo com tratamentos ao longo da vida. No entanto, em determinado período algumas pessoas desejam retornar à textura original dos fios, mas não sabem como realizar esse processo de transição capilar.


transicao-capilar


Mas e você, já ouviu falar desse processo? Abaixo, nós explicamos sobre o que é a transição capilar, como realizá-la e ainda indicamos produtos para lhe auxiliar nesse processo. Leia mais a seguir!


O que é transição capilar?

Antes de tudo, vamos definir o que é o processo de Transição Capilar. Esse procedimento é realizado por pessoas que decidem abandonar qualquer tipo de química que altere o formato e a estrutura dos fios, variando desde a escova progressiva até o relaxamento, com o objetivo de retornar ao cabelo natural e sua curvatura específica.


transicao-capilar

Esse processo, por demandar certo tempo para ser realizado, exige paciência e cuidados determinados, sendo necessário cuidar dos cabelos mais do que nunca. Isso porque os fios em fase de transição costumam ser mais frágeis, podendo apresentar até mesmo ressecamento ou quebra.

Dicas para realizar esse processo


As pessoas que optam por realizar a transição capilar, por vezes, decidem entre duas principais opções: cortar o cabelo que está com química, ou manter o comprimento. No primeiro caso, a pessoa corta o cabelo bem curtinho, um processo conhecido como “big chop” da transição, e deixa com que os fios cresçam com seu formato mais natural. Já no segundo, não corre esse corte, e a pessoa mantém o comprimento do cabelo, tanto a parte que estará crescendo naturalmente quanto a que ainda contém o alisamento.


No entanto, ao escolher essa segunda opção, as pessoas precisam aprender a lidar com diferentes texturas, uma vez que essa mistura entre uma parte lisa do cabelo e outra ondulada ou cacheada pode acabar dificultando a estilização e tratamento do cabelo.

Além disso, é de extrema importância lembrar que, independente do corte ou mantimento do comprimento, é necessário cuidar do cabelo em transição capilar. O principal recomendado a se fazer é um cronograma capilar, visando cuidar da fibra dos fios, que possivelmente estará mais ressecada.


Outras dicas para auxiliar no processo de transição capilar são:


  • Não utilizar produtos feitos para alisar a fibra capilar
  • Evitar o uso de secadores, babyliss e chapinhas diariamente
  • Atendimento com cabeleireiro de confiança para auxiliar nesse processo
  • Utilizar produtos de qualidade que auxiliem na transição capilar, de acordo com o tipo de cabelo
  • Não manter os cabelos presos o tempo todo, mas utilizar-se de penteados que possam auxiliar em um maior conforto para a transição, caso necessário para disfarçar a diferença de texturas
  • Pentear o cabelo corretamente
  • Hidratar bastante a fibra capilar

Entre outros diversos métodos que podem ajudar a passar por esse processo da transição capilar.

Importância de se realizar cronogramas capilares durante a transição

Anteriormente falamos que o cabelo costuma ficar mais frágil durante o processo de transição capilar, e isso torna necessário que algumas medidas de cuidado sejam tomadas, como cronogramas capilares. Dessa forma, o cabelo estará recebendo nutrientes necessários para auxiliar em sua recuperação e dará forças para que ele continue crescendo, principalmente porque pode ocorrer desse cabelo acabar ressecado ou até mesmo quebradiço durante o processo de transição capilar.


transicao-capilar


Outra dica que é de extrema importância para ajudar no cronograma capilar e na transição é utilizar produtos de qualidade e que de fato foram elaborados para cabelos cacheados, ondulados ou até mesmo crespos. Eles ajudam a deixar o cabelo natural mais saudável e bem estruturado. E, claro, além do cronograma capilar, a utilização de produtos de qualidade e que auxiliam na saúde e maior naturalidade do cabelo cacheado em transição é de suma importância, como por exemplo a linha Brazilian Curly, da Beox.


Indicação de produtos que podem ser usados durante a transição capilar

Agora que nós já apresentamos o que é a transição capilar e as melhores dicas para como realizá-la, não poderíamos deixar de indicar quais produtos usar para cuidar dos cabelos durante esse processo, não é mesmo? Nesse caso, recomendamos conhecer os produtos da Beox! Somos uma empresa especializada em cosméticos capilares e de referência internacional, e cada uma de nossas linhas de produtos é criada pensando especialmente nos diversos tipos de cabelos e finalidades.


Nesse caso, um exemplo de produto que pode ser utilizado, são os produtos da linha Brazilian Curly, da Beox. Essa é uma linha pensada especialmente para cabelos ondulados ou cacheados, e que auxiliam no tratamento do cabelo sem que ele perca sua vitalidade e nutrientes durante o processo de transição, além de ajudar a eliminar o indesejado frizz e dar uma aparência mais natural ao cabelo. A linha Brazilian Curly possui shampoo, creme para hidratação e até mesmo creme e spray que podem ser aplicados no cabelo depois de lavados, auxiliando na saúde e aparência.

Após aprender mais sobre a transição capilar, esperamos que tenham gostado das dicas e aprendido um pouco mais sobre o processo e como cuidar do cabelo enquanto o realiza. Você também pode nos acompanhar pelo Blog Beox para poder acompanhar todas as atualizações sobre os mais variados procedimentos e produtos capilares profissionais! E também temos o Facebook e Instagram oficiais, os quais você pode acompanhar para ficar sempre muito bem informado sobre as novidades da Beox! Até a próxima!




Deixe seu comentário sobre este post

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.